Barulho na parte debaixo do carro, parece que é a caixa de direção.


A caixa de direção é responsável pela ação de virar as rodas dianteira do carro, sua função é intermediar o trabalho entre o volante e as rodas.

 

     Se quando você anda e passa por lombadas e buracos você escuta algo bater lá embaixo, um tok tok, com certeza é a caixa de direção.

Qual seria o problema?

Porque isto acontece?

Quais os riscos de usar o carro com este defeito?

Como resolver este problema?

O que devo fazer?



    A caixa de direção tem vários componentes internos. 

     Existem três tipos de caixa de direção.


    A mecânica: que é composta por um pinhão, uma  barra de torção ou cremalheira duas buchas.

    A hidráulica: que é muito parecida com a mecânica, tendo a mais somente a ajuda de óleo hidráulico para a direção ficar mais leve.

     A elétrica: que é idêntica a hidráulica, apenas tem um componente elétrico pra auxiliar na direção.


      Mas em todos estes tipos de caixa de direção, o problema vai ser o mesmo.

      Existem no interior dela duas buchas que absolvem o impacto vindo da barra axial. 


  A barra axial é a que liga o terminal de direção  à caixa de direção.

    
   
        Essas buchas geralmente são de nylon, que apesar de ser um material resistente, se desgasta com o tempo, pois entra em atrito com a cremalheira.

        Este material em nylon, já é propositalmente feito para se desgastar, pois ele substitui o local de onde uma peça de metal seria usada. Qualquer pequena brecha que não esteja completada pela bucha, causa impacto, pois ela é colocada naquele local para ser bem justa e completar o espaço entre a cremalheira e a caixa de direção, caso tenha uma brecha, com certeza ira bater, trazendo aquele receio e desconforto ao dirigir.

        Para saber como este problema acontece, basta entender um pouco da mecânica da caixa.

       Quando vira o volante do seu carro, a cremalheira fica exposta ao lado esterno da caixa de direção, podendo absolver corpos estranhos que por sua vez acaba por adiantar o desgaste da bucha de caixa de direção, por isso existe uma espécie de guarda-pó, uma peça de borracha que mais parece uma sanfona.

       Este guarda-pó, é responsável por proteger a parte da cremalheira que fica exposta, evitando assim que a poeira e outros corpos penetrem internamente na caixa adiantando seu desgaste.

Para evitar que isto aconteça, é necessário que o guarda-pó, esteja bem colocado e sem furos.

       Usar o carro com as buchas de caixa de direção gastas, pode danificar a cremalheira, causar desgaste irregular dos pneus, e adiantar os desgastes de peças ligadas ao alinhamento do seu carro, trazendo riscos ao dirigir. Pois afeta primeiramente o alinhamento de seu veiculo. Enquanto as buchas não forem substituídas seu carro não conseguira chegar ao alinhamento correto.

Para resolver este problema, basta retirar a caixa de direção, e substituir as buchas por novas, e então troca os guarda-pós, ao fazer isto é necessário que seu carro faça um novo alinhamento, para ter um serviço mais completo.

       Caso você possua um carro em que a peça não é mais vendida. Leve a caixa de direção para um torneiro mecânico, e ele fará uma nova peça em nylon.

       Como fazer isto sozinho?


       Para retirar a caixa de direção, é necessário ter ferramentas adequadas, pois tem muitos parafusos que estão localizados em lugares um tanto quanto pequenos para ferramentas normais.

       Enumere as peças com esmalte ou giz para facilitar a montagem.

       Primeiramente tire os terminais de direção, eles são parafusados.

       Tire as duas porcas com trava, mesmo assim ele não vai sair, é necessário que use uma marreta, de 2 kg ou mais, para dar batidas secas na peça em ferro fundido em que ele esta encaixado, assim ele ira saltar para fora.


       Após tirar os terminais, retire por completo o parafuso da abraçadeira que liga a barra de direção na caixa de direção.

        Só ai então você retira as abraçadeiras que seguram a caixa de direção na coluna do carro.



        Pronto agora é só desencaixar as partes e trocar a buchas ou mandar para o torneiro.


        Caso queira trocar por conta própria as buchas. Retire os parafusos da parte inferior da caixa, e lá terá uma arruela com uma mola, retire-as do local e puxe a cremalheira para um dos lados, as buchas irão sair.

        Depois de substituir as buchas, monte a caixa de direção com os parafusos bem apertados, troque os guarda-pós. E monte tudo novamente, lembrando que o alinhamento deve ser feito sempre.  


       Manutenção preventiva é a mais barata.