Se você possui um carro carburado, e parece que ele nunca se ajeita, sempre esta estourando, falhando, apaga quando para nas esquinas.

 

Aqui tenho a solução do seu problema.

 

Para entender o problema temos que saber um pouco mais sobre o motor do carro.

 

O motor funciona através de explosões controladas, dentro do motor, quando ocorre esta explosão, o pistão desce girando o virabrequim trazendo assim outro pistão para receber a explosão também, e assim sucessivamente.






O carburador em conjunto com a vela de ignição, são os responsáveis por essa explosão.

A vela de ignição apesar de não ter prazo de validade, com o tempo ela se desgasta e acaba perdendo a força. Pode ser a causa do problema.






Assim como também o conjunto que compõe o ciclo dela, como os cabos de vela bobina e distribuição.

Caso já tenha trocado ou reparado essas peças e nada resolveu. Sobram apenas o carburador, as válvulas, e o cabeçote.

O cabeçote e as válvulas, deixaremos para falar da próxima vez, vamos focar no carburador que é simples e você mesmo pode consertar e regular em casa, não precisando gastar com oficina mecânica.

O carburador possui partes pequenas, mas todas de mecânica simples.

 
Antes de iniciar todo o processo, esvazie o tanque de combustível, e desengate a mangueira que liga ele até a bomba de combustível. Então sopre ela para ver se esta obstruída por algum tipo de sujeira.
Feito isso. Desengate todos os cabos e mangueiras que estão no carburador.

Retire a tampa de cima do carburador, que geralmente tem seis parafusos, guarde bem essas peças, pois, são pequenas, e fácil de perder.


Ao tirar a tampa você terá acesso ao reservatório do carburador. Observe no fundo para ver se tem algum tipo de sujeira. Se sim, é necessário trocar o filtro de combustível, pois ele já não esta funcionando direito.

Então você verá uma espécie de parafuso dourado embaixo do reservatório, em muitos casos eles estão localizados nos cantos.

Aquele é o giclê, responsável por controlar o combustível, para que passe na quantidade correta. Retire todos que você encontrar, aguarde secar, depois de seco assopre bem os orifícios deles. Enquanto seca esvazie a reserva e limpe bem com um pano seco. Desobstrua todos os orifícios do carburador.

Regule a boia entortando o metal dela para que o combustível chegue somente até a metade do reservatório.

Pronto agora monte ele novamente e faça um teste.

Se o problema não resolveu. Então vamos para a parte de regulagem.
Para regular basta ligar o carro e ir até o carburador, possui no lado de baixo do carburador uma agulha de regulagem de ar.


Primeiro aumente a regulagem de combustível em marcha lenta até que fique em quinze mil giros, se seu carro não tiver conta giros, basta deixar em uma aceleração mais alta do que seria a lenta.
Então aperte a agulha do ar, até que o carro quase apague. Deixe por um minuto funcionando para ver se ele não vai apagar, se não apagar é porque esta no ponto.




 veja onde estão localizados os reguladores


 1=  regulador de cabo de acelerador, combustível sem acelerar



2=   regulador de ar







Se apagar solte a agulha de ar até que fique a ponto de não apagar.

A regra serve para todos os carros carburados, vale lembrar que a rápida do carro deve estar funcionando. Pra quem não sabe a rápida eh aquela peça que liga a distribuição no carburador. Pode diferenciar a maneira de regulagem da lenta de um carro para outro.

 Para obter um resultado mais completo, troque o kit de carburador por um novo, assim como as mangueiras e filtro de combustível.
 

Como saber se está no ponto o carburador?

É muito, simples basta ligar o carro sem acelerar, e carro funcionar sem apagar. Então pise no acelerador até em baixo e solte, para ver se não esta cortando, se não cortar está tudo certo.


A rotação sem acelerar deve estar entre cinco e dez mil giros


Caso o problema persista, ai o problema deve estar na regulagem das válvulas ou no cabeçote, assunto que abordaremos em breve.