Problemas com volante do gol ,parati ,saveiro ,e derivados. 

 

Meu carro esta com o volante rangendo, aquele barulho chato quando vira  volante

O Gol surgiu a partir da necessidade de se criar um sucessor para o Fusca após a segunda metade dos anos 1970 para enfrentar outros veículos com projetos modernos como Fiat 147 e Chevrolet Chevette. Os veículos produzidos pela matriz europeia não atendiam as necessidades do mercado brasileiro devido às condições de estradas e hábitos dos consumidores, exigindo assim uma plataforma mais resistente.

    Com o passar do tempo ,seu carro vai sofrendo desgaste natural ,devido à ação do tempo e até mesmo o modo em que você usa ele ,é normal as peças se desgastarem e começar a aparecer ruídos estranhos.
    Vamos com o problema do volante rangendo ,mais especificamente nos carros da Volkswagen ,gol e seus derivados.
     Este problema é muito comum até mesmo nos mais novos ,o volante e caixa de volante sofrem com trepidações vindo da caixa de direção ,que por sua vez recebe impacto dos terminais de direção.
     Para ser mais exato o terminal de direção , tem a função de absolver o impacto sofrido pelos pneus, para que cheguem mais suave na caixa de direção.




 Mesmo tendo toda esta estrutura ,o impacto não absolvido é transferido para o volante e seus componentes no interior do carro.
    Esses componentes devem ser substituídos por novos regularmente.
   



                                               

                                                                                                                 Mas de onde vem o rangido ?

                                              Onde esta o problema ?         

                                              Como resolver?


   É muito simples, quando isto acontecer ,não precisa ir correndo para a oficina.
   O problema esta na chave de seta e limpador ,é de lá que vem este barulho,pois com a trepidação ,o modo em que você se comporta ao dirigir ocorre este problema.
  
 

 Pra ser mais especifico ,dirigir forçando o volante ou por muitas estradas ruins ,podem fazer com que este problema bata na sua porta mais cedo. 
    Dentro da caixa de volante ,existe a chave de seta e limpador,seus componentes são de metal ,e são estes componentes que causam o rangido,devido ao atrito do volante com a chave de pisca e seta.



     E a solução é bem simples,basta aplicar  grafite em pó em spray , entre o volante e a chave de seta.
     Muito importante que o canudo de aplicação do spray,esteja cerca de 2 cm para dentro da caixa de volante.Injete o spray em quantidades pequenas para não danificar os componentes elétricos.
     Depois de aplicado destrave o volante ,gire totalmente para os dois lados por varias vezes,se o barulho insistir,aplique mais um pouco do produto.