Documento comprova que você é eleitor e está apto a participar das eleições
As eleições municipais estão perto: serão realizadas em outubro de 2016, ano que vem. E, ainda, tem muita gente que não sabe como tirar o título de eleitor- documento que comprova que você é eleitor e está apto para participar das eleições. Por isso este artigo vai ensinar passo-a-passo como tirar o título de eleitor. 

Quais são os requisitos para tirar o título de eleitor? 

Para pessoas maiores de 18 anos o alistamento eleitoral é obrigatório. Já maiores de 70 anos, analfabetos e jovens com idades entre 16 e 18 anos o alistamento é facultativo- ou seja, só emite o documento se quiser. 

Quais são os documentos exigidos para tirar o título de eleitor? 

São exigidos documento de identificação (A maioria dos documentos de identificação é aceita); comprovante de endereço (contas de água, luz, gás, telefone, envelopes de correspondência, entre outros- desde que contenha seu endereço.) ; e, para homens, comprovante de quitação do serviço militar (de 1º de janeiro do ano em que completar 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos). 

Aqui tem uma lista dos documentos de identificação aceitos para tirar o título de eleitor: RG; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Certidão de Nascimento (se solteiro) ou de Casamento; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc) e Passaporte, desde que contenha todos os dados necessários à qualificação do requerente, inclusive a filiação. 

Lembrado que a documentação tem que estar em original, legível, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Em alguns casos, podem ser solicitadas copias dos documentos. 

Onde tirar o título de eleitor? 

No cartório eleitoral mais próximo. Em caso de duvida, acesse o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado para saber endereços, números de telefone e horário de atendimento dos cartórios de sua cidade.