· Escolha reforça parceria entre as duas empresas, que já trabalharam juntas em uma solução integrada para projeto de cogeração de energia.


A Siemens foi novamente a empresa escolhida para o fornecimento de um conjunto turbogerador para a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil. Os equipamentos irão atender ao Projeto Puma II, que contempla a construção de duas máquinas de papel para embalagens (kraftliner), com produção de celulose integrada, que serão instaladas na unidade industrial da companhia, localizada em Ortigueira (PR).

Para atender ao projeto, o maior investimento da história da Klabin, a Siemens irá fornecer o conjunto Turbogerador a vapor modelo SST600, de 145MW de potência, e seus auxiliares de automação, que, além de oferecer alta confiabilidade e disponibilidade, apresentam vantagens na relação custo-benefício para instalação/operação e flexibilidade para processos industriais complexos. A turbina SST600 ainda performa em alta eficiência, otimizando o aproveitamento da energia do vapor gerado por duas caldeiras, pela queima dos resíduos do processo da indústria papeleira. Desta maneira, a eficiência energética da planta da Klabin é otimizada, tornando a solução mais sustentável.

“A escolha da Siemens como fornecedora em um projeto tão importante para a Klabin vem para reforçar as relações que temos com a empresa e corrobora nossa expertise no fornecimento de turbinas a vapor. Nossa vasta experiência no fornecimento de tecnologias para o mercado de papel e celulose, além do constante investimento em inovações para o segmento, permitem que a Siemens atenda esse setor de forma personalizada e de acordo com as necessidades específicas de cada cliente,” afirma Marcio Campos, diretor de vendas de turbinas a vapor para a Siemens América Latina.

De acordo com João Braga, Gerente Geral do Projeto Puma II, o know how da Siemens no fornecimento de turbinas foi fundamental para esta participação da empresa no projeto, “os equipamentos Siemens são reconhecidos pela eficiência e confiabilidade, já comprovadas em projetos anteriores feitos juntamente com a Klabin“.

Além do Puma II, a Siemens também foi a fornecedora escolhida para o Projeto Puma I, no qual forneceu as duas maiores turbinas industriais já comercializadas no mundo para o setor de papel e celulose. A nova fase do projeto iniciada oficialmente em maio deste ano terá as obras a partir do início do segundo semestre deste ano, e a instalação será dividida em duas etapas, com previsão de duração de 24 meses cada uma.

Informações da assessoria.